INFORMAÇÕES

Parecer Científico

Parecer técnico científico

Para entender as propriedades magnéticas da matéria, é preciso saber, numa determinada substância, o que provoca o campo magnético em seu interior.

Lembramos que toda substância tem uma estrutura formada por moléculas, átomos, núcleos, prótons e elétrons, ou seja, o menor componente da substância que é o átomo, ainda é composto por um núcleo atômico contendo prótons e nêutrons, com carga positiva, circundada por uma nuvem de elétrons com carga elétrica negativa. Com tantas possibilidades para o magnetismo e sabendo que todas as substâncias contém elétrons, todos os materiais são magnetizados.

Porque só o ferro imantado e outras poucas ligas possuem esta característica magnética?

A resposta está nos momentos magnéticos dos elétrons, que numa determinada substância somam-se em intensidade e direção e noutras cancelam-se entre si de modo que existe ou não campo magnético externo.

De uma maneira geral, podemos dizer que todo material é magnetizado, no entanto e, popularmente falado magnetismo, refere-se ao ferro-magnetismo, ou seja, o referido magnetismo forte que o ímã apresenta. Contudo existem outras propriedades magnéticas que são mais difíceis de comprovar.

A presença de ímãs com campos magnéticos bem próximos à água, provoca nela os chamados momentos magnéticos induzidos, que irá criar uma força repulsiva entre a amostra da água e o campo magnético externo.

Com a utilização de ímãs alternados teremos também uma alternância de Logo, duas conseqüências na amostra de água será conseguido com presença de ímãs, ou seja: teremos um ótimo filtro para substâncias metálicas, tratados como impurezas e, teremos uma agitação molecular da água, devido ao fenômeno de momento magnético induzido.

Então a imantação da água, de maneira inteligente, ou seja: utilizando ímãs de valores entre 500 3000 GAUSS e colocados de maneira alternada, com polaridades diferentes sem contato físico da água, trará efeitos benéficos ao homem.

Inácio M. Martin,
Físico da UNICAMP Campinas/ SP


TRABALHO E PESQUISAS, LEMA DA CODISA DO BRASIL.

_________________________________________________________________
PURIMANTER
Codisa do Brasil: Rua Manoel Bandeira 651-B - CEP 83321-200
Vargem Grande - Pinhais - Paraná 
Fone: (41) 3601-9230 - E-mail: vendas@codisa.com.br